DOUTRINAS ESTRANHAS CONTRA A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS,
QUE DIVIDEM A IGREJA DE CRISTO.
Assim como lemos em Judas 3 temos a necessidade de escrever para exortar á igreja pela batalha da fé (doutrina) dada por DEUS aos santos, e preservada nas Sagradas Escrituras, de modo a cumprir o ensino de I Co 4:6 –“para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra o outro”
Certa vez, ao visitar uma igreja irmã, notei que se levantou uma grande polêmica e divisão entre os irmãos a respeito das doutrinas defendidas por aqueles que se dizem seguidores de Arminio, e os seguidores de Calvino. Acredito que o pastor da igreja os tenham ensinado com a verdade da Palavra de Deus. Nesta exaltação de ignorancia e defesa extremada muitos se acham sábios, fortes e ilustres, acima da orientação dadas nas Escrituras pelos pastores da igreja (Ef 4:11), assim como aconteceu na igreja de Corinto em que eles diziam “eu sou de Apolo, eu sou de Paulo, eu sou de Pedro”, e o apóstolo Paulo diz: “Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós reinais!; Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis” (I Co 4:8,10). Assim são os que se inflamam e desrespeitam o ensino biblico de seus pastores, ensoberbecendo e tratando os irmãos com absoluta falta de amor, por que não concordam com suas idéias e doutrinas de homens. Com tristeza e vergonha esta situação acontece nas igrejas batistas com relação aos que crêem na doutrina de alguns calvinistas, chamada de “doutrina da graça” em oposição aos que crêem que Jesus morreu para todos. Note bem, eu disse: “para todos os que vierem a crer segundo as Escrituras Sagradas, e não por todos indistintamente da fé em Cristo Jesus.
Mister se faz a citação do estudo do Pr Steve H Montgomery, novembro 2006, no site SolaScriptura, em que diz o seguintes: “Os batistas históricos não precisam ser chamados nem calvinistas e nem arminianos. Não querem ser chamados calvinistas pela associação com o nome do fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas da sua época. Também não querem ser chamados arminianos porque não crêem nas doutrinas de Jacobus Arminius....Ambos destes lideres protestantes eram defensores da união do estado com as igrejas! Eram inimigos dos Batistas da sua época. É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e suas respectivas posições doutrinárias, porque os dois eram inimigos das igrejas verdadeiras da sua época.”
Existe uma frase que se tornou motivo de polêmica e atrito entre as pessoas, que diz: “DEUS ODEIA O PECADO, MAS AMA O PECADOR”, quando bem entendida, com espirito de amor e verdade significa: “Sim, A Bíblia ensina que Deus não somente odeia o pecado , mas tambem aquele que pratica o pecado”; Mas, tambem ensina que Deus ama o pecador, porque este foi o ensino do Senhor Jesus, notadamente em Mt 5:45 “derrama Sua graça sobre justos e injusto”, quando ensinou seus discipulos a amarem seus inimigos e a serem perfeitos como o Pai celeste (Mt 5:48). É necessário entender que a Bíblia define como pecador todo aquele que pecou, e todo ser humano é um pecador. “Porque todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. (Romanos 3:23-24). Lamentavelmente a doutrina calvinista ensina que Deus NÃO AMA todas as pessoas, ou seja Deus ODEIA aqueles que Ele NÃO elegeu, isto é, aqueles que Ele PREDESTINOU para a morte eterna. Para justificar esta doutrina não biblica eles precisam dar um outro entendimento para os versos na Biblía que afirmam o amor de DEUS para com a raça humana perdida no pecado, assim como fazem os TJ e demais seitas. Para dar consistencia ao argumento alguns calvinistas ensinam descaradamente e sem temor que a palavra “mundo” tem vários significados, mesmo até em um único versiculo, contrariando todas as regras de hermeneutica e exegese biblicas, notadamente no Evangelho Segundo João, afirmando que ela se refere apenas aos eleitos, e ora aos pecadores rebeldes contra Deus. Quando na verdade ela quer dizer: a raça humana como um todo, o total da humanidade, seja como objeto dos cuidados de Deus, seja a humanidade em oposição a Deus e nunca com referencia apenas aos “eleitos”. Mundo significa humanidade, todas as pessoas, tanto judeus como os gentios, a sua totalidade.
Interessante é que esta também é a intrepretação de João Calvino no seu comentário de João 3:16, em que diz: “o Pai Celestial ama a raça humana, e deseja que eles não venham a perecer”; “E ele empregou o termo universal, “todo aquele que” tanto para convidar todos indiscriminadamente a particpar da vida, e para cortar fora todas as desculpas dos incrédulos”. (Calvino)
Entender “mundo” como totalidade da humanidade é muito mais coerente com o propósito do evangelho de João, que deixa por terra todos os malabarismos exegeticos das interpretaçãoes de alguns calvinistas, que desconhecem até a própria interpretação do seu mestre Calvino, obrigando-os a explicar de uma forma complicada e inexplicavel a palavra “mundo” em vez de aceitar o seu sentido natural, lógico e coerente dado por DEUS.
Comentários Biblicos de João 3:16, entre outros:
1-“Os judeus vaidosamente presumiam que o Messias seria enviado somente por amor à sua nação, para faze-los triunfar sobre as ruinas dos seus vizinhos, mas Cristo lhes diz que Ele veio por AMOR A TODO O MUNDO, aos gentios além dos judeus. 1Jo 2:2 Embora muitos do mundo da humanidade pereçam, o fato de Deus entregar Seu Filho unigênito é um exemplo de Seu amor POR TODO O MUNDO, porque por meio d’Ele existe uma oferta geral de vida e salvação feita a TODOS”. (Comentário Bíblico de Matthew Henry-CPAD)
2-“O amor de Deus NÃO TEM LIMITES, ELE ENGLOBA TODA A HUMANIDADE. Nenhum sacrificio foi grande demais para trazer sua intensidade sem medidas a HOMENS E MULHERES. O melhor que Deus tinha para dar, ele deu – seu único Filho tão amado. Tambem não foi só para um grupo ou povo que ele foi dado ele foi dado PARA TODOS SEM EXCEÇÃO OU DISTINÇÃO, o que poem fé n’Ele...possam ser resgatados da destruição e abençoados com a vida que é a verdadeira” (Comentário Bíblico de João – F F Bruce – Vida Nova).
Ao analisarmos o comentário da maioria dos exegetas e estudiosos sérios das Escrituras Sagradas “mundo”em João 3:16, significa humanidade, raça humana, sua totalidade, tanto os judeus como os gentios. Levando a conclusão lógica que DEUS AMOU TODA A HUMANIDADE. A regra de uma boa exegese é aplicar o sentido literal sempre que possivel, analisando o simbólico, sempre a luz do contexto do livro ou carta.
DEUS odeia o pecado e o pecador impenitente? SIM! DEUS ama o pecador ao ponto de oferecer a salvação proposta na cruz de Cristo á todo que n’Ele crer? SIM, com toda certeza!. Do contrário voce não seria salvo! João 3:16 (ver também Lucas 6:35; 9:55,56)
Devemos crescer em amor e unidade em torno das Sagradas Escrituras, e não promover divisões com ensinos contrários á VERDADE DA PALAVRA DE DEUS.
****
Hélio de Menezes Silva
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?
Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mt 16:26 ACF)
Se você não é um salvo, então nenhum dos seus "tesouros" ou "vitórias" tem nenhum valor real e eterno! http://solascriptura-
Se você já é salvo, então nenhum dos seus "problemas" tem qualquer valor real ou eterno, regozije nisto!
Diariamente estude:
- Site-portal http://SolaScriptura-TT.org (2000+ estudos doutrinários de linha batista fundamentalista): Será como "seminário em casa." Divulgue-o!
- Site http://BibliaLTT.org: Bíblia Literal do Texto Tradicional online (há B. de *ESTUDOS* LTT em papel, com milhares de comentários, na editora http://loja.e-fundamentos.com. br/biblias )
- Site-portal http://SolaScriptura-TT.org (2000+ estudos doutrinários de linha batista fundamentalista): Será como "seminário em casa." Divulgue-o!
- Site http://BibliaLTT.org: Bíblia Literal do Texto Tradicional online (há B. de *ESTUDOS* LTT em papel, com milhares de comentários, na editora http://loja.e-fundamentos.com.
0 comentários :
Postar um comentário