19 E Eu te darei as chaves do reinar dos céuS [1]; e, toda- e- qualquer- coisa que ligares sobre a terra, será já tendo sido ligada nos céus; e, toda- e- qualquer- coisa que desligares sobre a terra, será já tendo sido desligada nos céuS [2]."
LTT
[1] Mt 16:19: "E Eu te darei as chaves DO REINAR DOS CÉUS": Cristo não disse "as chaves da ‘Igreja Universal', portanto as chaves da salvação", mas somente se referiu às chaves de "o reinar dos céus" (a rigor, este é o reinar no Milênio, veja nota 3:2), que também, a rigor, é diferente de "o reinar de Deus" (que envolve o conjunto de todos [homens salvos e santas criaturas angelicais] que real e gozosamente se submeteram a Deus, crendo e obedecendo Sua Palavra, veja nota 6:33).
Uma chave é um símbolo de poder ou autoridade Is 22:22; Rv 3:7, mas isso não implica nem 1 mm de primado de Pedro sobre os demais apóstolos. Note:
A) Mt 18:18 e Jo 20:21-23 dão evidência de que a mesma autoridade (por exemplo, o poder de ligar e desligar) dada a Pedro também foi dada a todos os outros apóstolos, e Lc 10:1,9 mostra que os 70 outros discípulos também receberam autoridade para curar e fazer os mesmos tipos de sinais dos apóstolos (em todos os casos, sempre, instantaneamente, infalivelmente, completa- perfeita- definitivamente, os apóstolos + os 70 discípulos, autoridade exclusiva e identificatória deles)
B) Rv 1:18 deixa claro que o poder de ligar e desligar não inclui a determinação do destino eterno das almas, e que somente Cristo tem as chaves da morte e do inferno.
C) Sobre os 4 usos da chave, inaugurando o reinar dos céus para os 4 grupos que compõem a humanidade, veja notas em: At 2:41 (Pedro usado por Deus para inaugurar a inclusão dos judeus no reinar dos céus); At 8:17 (Pedro ... inclusão dos samaritanos); At 10:44 (Pedro e João ... inclusão dos gentios que viviam em terra prometida a Israel (tais como Cornélio)); e At 19:6 (Paulo ... inclusão dos gentios em geral (tais como os efésios)).
D) Pedro nunca alegou ou assumiu nenhuma autoridade (At 15:7-11) sobre ninguém, senão a autoridade nesses 3 eventos supramencionados (notas At 2:41; 8:17; 10:44) em que, solene e publicamente, inaugurou o reinar dos céus para 3 diferentes grupo da humanidade.
E) No concílio de At 15, não foi Pedro quem deu a palavra final, mas sim Jacobo, o qual, assim, parece tê-lo presidido At 15:13 (desde sempre, o normal é que quem está presidindo uma reunião é quem dá a palavra final). Em Gl 2:11-15, Pedro, por causa de sua vergonhosa desfaçatez, foi pública e duramente repreendido por Paulo. Isto é inconcebível se Pedro tivesse algum tipo de superioridade sobre os outros apóstolos!
F) Pedro nunca alegou ser superior nem ter posição 1 mm acima de nenhum outro apóstolo.
Uma chave é um símbolo de poder ou autoridade Is 22:22; Rv 3:7, mas isso não implica nem 1 mm de primado de Pedro sobre os demais apóstolos. Note:
A) Mt 18:18 e Jo 20:21-23 dão evidência de que a mesma autoridade (por exemplo, o poder de ligar e desligar) dada a Pedro também foi dada a todos os outros apóstolos, e Lc 10:1,9 mostra que os 70 outros discípulos também receberam autoridade para curar e fazer os mesmos tipos de sinais dos apóstolos (em todos os casos, sempre, instantaneamente, infalivelmente, completa- perfeita- definitivamente, os apóstolos + os 70 discípulos, autoridade exclusiva e identificatória deles)
B) Rv 1:18 deixa claro que o poder de ligar e desligar não inclui a determinação do destino eterno das almas, e que somente Cristo tem as chaves da morte e do inferno.
C) Sobre os 4 usos da chave, inaugurando o reinar dos céus para os 4 grupos que compõem a humanidade, veja notas em: At 2:41 (Pedro usado por Deus para inaugurar a inclusão dos judeus no reinar dos céus); At 8:17 (Pedro ... inclusão dos samaritanos); At 10:44 (Pedro e João ... inclusão dos gentios que viviam em terra prometida a Israel (tais como Cornélio)); e At 19:6 (Paulo ... inclusão dos gentios em geral (tais como os efésios)).
D) Pedro nunca alegou ou assumiu nenhuma autoridade (At 15:7-11) sobre ninguém, senão a autoridade nesses 3 eventos supramencionados (notas At 2:41; 8:17; 10:44) em que, solene e publicamente, inaugurou o reinar dos céus para 3 diferentes grupo da humanidade.
E) No concílio de At 15, não foi Pedro quem deu a palavra final, mas sim Jacobo, o qual, assim, parece tê-lo presidido At 15:13 (desde sempre, o normal é que quem está presidindo uma reunião é quem dá a palavra final). Em Gl 2:11-15, Pedro, por causa de sua vergonhosa desfaçatez, foi pública e duramente repreendido por Paulo. Isto é inconcebível se Pedro tivesse algum tipo de superioridade sobre os outros apóstolos!
F) Pedro nunca alegou ser superior nem ter posição 1 mm acima de nenhum outro apóstolo.
[2] ἔσται G2071 V-FuturoXIndicativo-3S será δεδεμένον G1210 V-aoRistoPassivoParticípio-NSN [já] tendo sido ligada.ἔσται G2071 V-FuturoXIndicativo-3S será λελυμένον G3089 V-aoRistoPassivoParticípio-NSN [já] tendo sido desligada:
- YoungLT: "and I will give to thee the keys of the reign of the heavens, and whatever thou mayest bind upon the earth shall be having been bound in the heavens, and whatever thou mayest loose upon the earth shall be having been loosed in the heavens."
- Pickering: "And I will give you (sg) the keys of the kingdom of the heavens, and whatever you bind on earth will have been bound in the heavens, and whatever you loose on earth will have been loosed in the heavens."
- NASB: "Truly I say to you, whatever you bind on earth shall have been bound in heaven; and whatever you loose on earth shall have been loosed in heaven."
Fonte: http://solascriptura- tt.org
- YoungLT: "and I will give to thee the keys of the reign of the heavens, and whatever thou mayest bind upon the earth shall be having been bound in the heavens, and whatever thou mayest loose upon the earth shall be having been loosed in the heavens."
- Pickering: "And I will give you (sg) the keys of the kingdom of the heavens, and whatever you bind on earth will have been bound in the heavens, and whatever you loose on earth will have been loosed in the heavens."
- NASB: "Truly I say to you, whatever you bind on earth shall have been bound in heaven; and whatever you loose on earth shall have been loosed in heaven."
Fonte: http://solascriptura-
0 comentários :
Postar um comentário