quarta-feira, 30 de março de 2016

DE QUEM DEVEMOS TOMAR CONSELHOS PRIMEIRAMENTE ANTES DE TOMARMOS QUALQUER DECISÕES?

TEXTOS;ISAÍAS 30,1,2; Ai dos filhos rebeldes,diz o SENHOR,que tomaram conselho,mas não de mim!E que se cobriram com uma cobertura,mas não do meu Espírito,para acrescentarem pecado a pecado!2 Que descem ao Egito,sem perguntarem à minha boca,para se fortificarem na sombra do Egito!ISAÍAS 31,1; Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro e se estribam em cavalos! Têm confiança em carros,porque são muitos,e nos cavaleiros,porque são poderosíssimos;e não atentam para o Santo de Israel e não buscam o SENHOR. Quantos tem deixado de buscar a Deus,nas suas decisões,E muitas vezes tomando conselhos de profetas de baal,ou profetas mentirosos,e tem si dado mal,porque tem fugida da verdade,e voltam para o erro. Quando a Bíblia diz que Deus enviará a operação do erro; I Tessalonicenses  2,11;+ 9, a esse cuja  vinda é segundo a eficácia de satanás,com todo poder,e sinais,e prodígios de mentira,10 e com todo engano da injustiça para os que perecem,porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.Efésios;2,1-3; E vos vivificou,estando vós mortos em ofensas e pecado,2 em que,noutro tempo,andaste,segundo o príncipe das potestades do ar,do espírito que,agora,opera nos filhos da desobediência;3 entre os quais todos nós também,antes,andávamos nos desejos da nossa carne,fazendo a vontade da carne e dos pensamentos;e éramos por natureza filhos da ira,como os como os outros também.Precisamos tomarmos cuidados,para não sermos enganados,por movimentos corporal, profecias mentirosas,revelações mentirosas,prodígios mentirosos , linguás estranhas,sem ser do Espírito de Deus.Eu já presenciei pessoas endemoniadas,e macumbeiros,falar linguás,mas não do de Deus;cuidado o inimigo é enganador.O profeta Balaão profetizou , mas fora da vontade de Deus.O profeta desviado, enganou o profeta verdadeiro,que havia profetizado contra o altar de Jeroboão,e levou ela a ruína,e foi morto por um leão.Cuidado você pode estar enganado também.Quantos tem deixado a doutrina verdadeira da Bíblia e tem se enfiado no meio,destas dominações liberais,e promovendo escândalo a obra de Deus,a operação do erro é para os desobedientes,e em breve Jesus voltará e veras a diferencia entre o que serve a Deus,e os que serve o príncipe deste mundo,e vão ouvir a voz do SENHOR dizendo eu não vos conheço,cuidado estes movimentos estão somente interessados no dinheiro,e não dá garantia da vossa salvação.Jesus te ama volta enquanto há tempo. Ouça os conselhos de Deus;e meditem nestas palavras.

Jesus está voltando! Maranata! Nossa bem-aventurada esperança.

JESUS ESTÁ VOLTANDO

NOSSA BEM-AVENTURADA ESPERANÇA

Ora vem Senhor Jesus”


Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”. (Atos 1:11).



Por
Dr. Carl E. Sadler, Th.D., D.D.


ELE ESTÁ VOLTANDO!
INTRODUÇÃO
Não é propósito deste estudo satisfazer sua curiosidade. O propósito é apresentar a verdade da segunda vinda de Jesus, de forma tão clara, que você estará habilitado a viver uma vida cristã completa no meio da escuridão do mundo atual. É minha esperança que este estudo irá enchê-lo com a perspectiva da Sua vinda e que você será uma brilhante e cintilante luz para Ele.
Os filhos de Deus não são deixados na escuridão sobre o retorno do Senhor a esta terra. Escrituras abundantes são dadas no Velho e no Novo Testamento[1]certificando Seu retorno. De fato, são mais Escrituras falando sobre o retorno de Jesus do que sobre Sua primeira aparição. Jesus mesmo falou sobre Sua vinda como um Rei e fez algumas promessas específicas aos Seus discípulos sobre isso. Nada é mais certo do que o retorno de Jesus, em pessoa, a esta terra.
Apesar disso, muitas pessoas são ignorantes sobre este glorioso fato. Muitos que professam crer em Jesus para salvação também ignoram ou pensam muito pouco sobre o Seu retorno. Ou será que muitos não estão prontos para este retorno e estão tentando aquietar suas consciências no que concerne às suas responsabilidades? Você está pronto? Você está vigiando e esperando pelo Seu retorno?
Pode ser que muitos negligenciam esta doutrina, apesar de eles estarem certo do Seu retorno, eles não creem que ele será em breve. Guarde-se desta atitude, porque Jesus disse: “Certamente cedo venho” e João replicou: “Ora vem, Senhor Jesus”. Jesus ainda está dizendo: “Certamente cedo venho”. Portanto, “estai firmes na fé...”. (I Coríntios 16:13).
Aqueles que rejeitam a segunda vinda do Senhor têm pouco entendimento sobre as profecias da Bíblia. A história de Israel e as nações vizinhas, como revelado na Bíblia, não são importantes para aqueles que não estão preocupados com o Seu retorno. O dia da coroação do Filho do homem como o Rei dos Reis deveria ser uma das mais importantes doutrinas para os filhos de Deus.
Aquele dia é o dia de todos os dias, pois é o dia da vitória. Quão diferentes as duas vindas são. A primeira vez Ele veio para ser submisso aos homens maus. A segunda vez Ele virá para subjugar os homens maus. Aquela primeira vinda foi numa manjedoura; a outra será num trono. Que alegria será estar com Ele quando ele assumir seu lugar apropriado na terra.
Também será um glorioso dia para os santos de Deus. Este é o tempo em que nós receberemos nossos corpos glorificados. Nós estaremos em Sua presença corporalmente. Oh! Que jubiloso tempo que será quando nós o virmos face a face!

Este estudo será dividido em sete seções, e eu irei seguir o elemento do tempo cronologicamente tão próximo como possível. As seções são:
1.            OS ÚLTIMOS DIAS.
2.            O ARREBATAMENTO.
3.            A TRIBULAÇÃO.
4.            O APOCALIPSE.
5.            O MILÊNIO.
6.            O JULGAMENTO.
7.            O REINO.
8.            OS ÚLTIMOS DIAS.

I.            OS ÚLTIMOS DIAS
            A. Introdução:
Com o termo “últimos dias” eu me refiro ao tempo mais próximo da vinda do Senhor. É o tempo que precederá o momento em que Ele virá para chamar Seus santos para encontrá-lo nos ares. Observe isto na carta de Paulo (I Tessalonicenses 4:13-18).
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.
Os discípulos de Jesus lhe perguntaram: “... que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”. Ele expressou-se assim em Mateus 24:4-21:
“... Acautelai-vos, que ninguém vos engane... surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.... Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, ... Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora...”.
Sobre este assunto Paulo disse o seguinte em II Timóteo 3:1-5: “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos... Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.
Pedro entendeu que será da mesma forma e em II Pedro 3:3-4 disse: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.
De acordo com estas Escrituras é evidente que os “últimos dias” deverão ser um tempo de grande afastamento (apostasia) das coisas de Deus. Tudo será normal, exceto a triste condição decaída do homem, moral e espiritual. O homem sempre tem se afastado de Deus, mas nos últimos dias desta era em que nós vivemos, este afastamento deverá se agravar.
Com o termo “últimos dias” eu também quero dizer o tempo mais próximo à“plenitude dos gentios”. Os judeus rejeitaram Cristo quando ele veio à primeira vez. Por isso Deus escolheu os gentios para serem os grandes receptores da tarefa de proclamar o evangelho a todo o mundo. Os judeus têm sido colocados de lado por uma estação para que os gentios possam ser enxertados. Os gentios, assim como fizeram os judeus, irão se desviar do Senhor. Este será o tempo em que Ele virá. Depois disso os judeus irão, novamente, ser enxertados para fazer o trabalho de Cristo.
Paulo nos dá um registro da “plenitude dos gentios” em Romanos 11:1-32. No verso 25 ele diz: “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado”.
“tempo dos gentios” é em relaçãà sua vida nacional. Esse tempo começou quando os judeus foram levados cativos para a Babilônia e terminará quando Jesus vier à terra em poder, no final da tribulação. É quando Ele subjuga todas as nações e reinos quando está sentado no trono de Davi. A “plenitude dos gentios” é em relação a salvação. Ela começou quando Jesus retirou a pregação do reino do meio dos judeus e a deu aos gentios. Ela irá terminar quando Ele retornar para Seu povo.
Em que tempo estamos vivendo agora? Exatamente quando vivemos em relação aos últimos tempos? Estamos naqueles tempos atualmente? Nós realmente temos a expectativa d'Ele vir agora? Nós temos a expectativa de ver Seu dia, ou esse dia irão correr bem mais tarde? Os gentios encheram completamente o seu dia? É o tempo para os judeus serem restaurados?
Estas e muito mais questões precisam ser respondidas. Eu creio que elas estão sendo respondidas perante nossos olhos. Muitas igrejas[2], compostas, em sua maioria, por gentios, estão se tornando rapidamente apóstatas. O cristianismo professo tem perdido o seu lugar único, tendo aparência de piedade, mas sem a eficácia dela. Quando Israel falhou com Deus, Ele trouxe a igreja à frente. Agora, que muita igreja está falhando com Deus, Ele trará Israel de volta. Isto será feito na Sua segunda vinda.
Apenas uma rápida olhada na condição do mundo nos mostra que a volta do Senhor à terra deve estar bem próximo. Que aquilo que Jesus disse que ia acontecer, que o que os apóstolos esperavam e o que os santos de Deus desejam que aconteça está muito perto de ocorrer. Ele disse, “Certamente cedo venho”. Nós dizemos: “ora vem, Senhor Jesus”.
É mais tarde do que nós pensamos. O tempo está se esgotando. Nós estamos àporta do arrebatamento. O Senhor está pronto para soar a trombeta, acordar os santos que estão dormindo em suas sepulturas e chamar os que estão vivos para encontrá-Lo nos ares. Oh! Que glorioso dia irá ser!
B. Os Sinais dos Últimos Dias
1.    OS SINAIS NAS NAÇÕES
Jesus disse algumas coisas sobre a condição do mundo quando Ele fosse retornar: (Mateus 24:6-8).
“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores”.
Hoje em dia, o mundo tem experimentado a intensificação e o aumento dessas coisas. A luta das nações pela supremacia aumenta cada dia. Cada uma está tentando juntar poder suficiente do seu lado para ter a supremacia mundial. Pactos e tratados estão sendo feitos e quebrados constantemente. A inquietação e a decepção são tão tremendas que ninguém sabe o que acontecerá em seguida.
Apesar de todos os tratados e das ações das Nações Unidas, a guerra assola todo o mundo porque as nações estão ignorando seus acordos e não irão ouvir o apelo das Nações Unidas. Apesar do apelo por paz, a guerra está se espalhando continuamente sobre a terra. Paulo devia estar profetizando sobre estes dias quando ele escreveu as seguintes palavras: (I Tessalonicenses 5:3)
“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição... e de modo nenhum escaparão”.
Eu creio ser este um dos sinais de Sua vinda.
A posição de Israel entre as nações é outro grande sinal. As Escrituras nos ensinam que os judeus retornarãà sua terra e reconstruirão sua cidade e templo. O templo ainda não foi reconstruído, mas os judeus estão retornando à Palestina por alguns anos. Eles se tornaram uma nação em 1948 e se tornou muito próspero. Alguns grandes trabalhos na agricultura mundial têm sido feitos lá. Alguns dos mais modernos métodos, em várias indústrias, estão sendo empregados. O exército de Israel está guerreando com seus inimigos vizinhos e está vencendo. A posição de Israel no mundo está começando a tomar um contorno muito definido.
Daniel 9:27 nos ensina que um príncipe, um inimigo dos judeus, fará uma aliança com os judeus, mas irá quebrá-la e impedi-los de fazer sacrifício e oblação a Deus. Ele fará acontecer a abominação da desolação. Jesus fala sobre isso em Mateus 24:15-21. Ele diz que ocorrerá no tempo da tribulação. Os judeus estão prontos para firmar aliança com qualquer um que possa ajudá-los a conseguir as coisas que eles querem.
O mundo também está se aprontando para esse tempo. Recentemente o papa removeu a culpa dos judeus pela morte de Cristo. Que grande movimento para remover as barreiras entre eles. Por séculos os católicos têm acusado os judeus disso e têm usado isso como desculpa para persegui-los. Agora, com um édito, tudo foi removido. Esta é apenas outra coisa para mostrar que estamos nos “últimos dias”.
A Rússia é citada na Bíblia como ocupando um importante lugar nos últimos dias. Nos anos recentes ela se desenvolveu e tornou-se um poder mundial. O governo romano que se degenerou em pequenas nações tambéé falado como sendo proeminente durante esses dias. Agora está formada a União Européia. Mais será dito sobre isso mais tarde.
2.    OS SINAIS NO CRISTIANISMO
Em todas as eras, desde que a Bíblia foi escrita, tem existido aqueles que negam as suas verdades, mas nós estamos vivendo num período de tempo quando aqueles que professam ser salvos estão negando-as também.
Jesus estabeleceu uma igreja enquanto Ele estava aqui na terra. Os homens têm negado que este tipo de igreja tem existido todos os dias desde que Ele a estabeleceu. Jesus disse que Sua igreja continuaria. Existem muitas igrejas iguais àquela que Ele edificou pessoalmente, portanto eu assumo que Jesus estava correto. Existe apenas uma fé que foi entregue aos santos e ela tem continuado desde então e vai estar aqui quando Jesus voltar para os seus.
Desde o tempo em que Jesus entregou esta fé à sua igreja para mantê-la, muitos novos tipos de fé (igrejas que pregam outra fé ou doutrina) têm aparecido. Muitas delas têm aparecido a partir do século XVI e a maioria apareceu no último século. Estas novas doutrinas alegam remontar ao modo de adoração original, mas todas elas são contrárias à palavra de Deus.
Ouça o que o apóstolo João tem a dizer sobre isso: (I João 4:1)
“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.
O mundo tem estado cheio deste tipo de pessoa por um bom tempo, mas “... homens maus e sedutores irão de mau a pior”.
Paulo dá outra descrição vívida disto em (II Tessalonicenses 2:3)
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia...”.
Até mesmo o povo batista está se afastando da fé. Eles estão dependendo da força numérica ao invés da força do Senhor. Mais ênfase é colocado sobre cooperação com os homens do que sobre obedecer a Deus. Existe mais preocupação entre os batistas em serem conformes ao mundo do que conformes a Jesus. Os professores, em muitas escolas batistas, preferem ensinar as filosofias dos homens ao invés de ensinar as doutrinas de Cristo.
A apostasia (afastar-se) está sobre nós. Apostasia e erro são diferentes. Erro vem como o resultado da ignorância, enquanto que apostasia vem como uma rejeição deliberada da verdade revelada. Existe muito erro ao redor de nós, mas também existe uma montanha de apostasia. Este afastamento está entre os batistas assim como entre os outros. O povo que uma vez deu sua vida para preservar a verdade está agora se afastando dela. Os batistas estão se afastando de tantas verdades que são vitais para a execução da grande comissão. Alguns têm ido tão longe ao negar a divindade de Cristo; outros negam a redenção por meio do Seu sangue.
Muitos cristãos professos estão também cheios de heresia. Isto difere de ambos: apostasia e erro. Isto é o afastamento da verdade devido às armadilhas do demônio. Paulo disse que este seria um dos sinais dos últimos dias. (II Timóteo 4:1-4).
“CONJURO-TE, pois, diante de Deus... Que pregues a palavra,...  Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;  E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”.
Este tipo de condição existe hoje em dia.
Pedro escreveu sobre isso. (II Pedro 2:1-3)
“E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.  E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.
Estes são os dias dos escarnecedores. Eles zombam da vinda de Jesus. Eles zombam da real existência de Deus. Qualquer coisa que tenha a ver com Deus é motivo de zombaria para eles. Nos últimos dias é dito que esta zombaria é abundante.
O mundo está agora pronto para Cristo vir e Satanás oferece as suas falsificações. Apenas aqueles que sabem a verdade podem esperar escapar das suas enganações. Note o que Cristo diz sobre isso (Mateus 24:5, 23, 24).
“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. ... Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.
Alguns estão agora alegando serem Cristo; outros estão alegando que sabem onde Ele está. Pai Divino, um negro no Harlem, alegou por anos ser Deus e muitos brancos e negros o seguiram. O profeta Jones de Detroit é outro que fez esta alegação. O Bishop Johnson de Filadélfia é tão mau quanto.
Existe um místico na Síria, o qual se mantém enclausurado em seu palácio, que alega: Eu sou o canal, pois eu sou ele, e eu sou aquele que pessoalmente controla o destino das nações, assim como os seus governantes. Os governantes estão igual a barro em minhas mãos. Eu controlo cada situação. Eu faço e quebro vidas humanas à minha vontade.  Eles tem que fazer meu comando. Eu dou a eles adequadamente”. (De J.C. Hollenbeck´O Super Enganador no horizonte mundial”).

Citando este livro novamente na página 62: Muitos judeus de proeminência mundial já fizeram um acordo secreto com o Príncipe Abudul Baraba Baha. Eles creem plenamente que ele é o messias deles, o qual irá aprontar o Templo para adoração e irá governar a partir da cidade de Jerusalém um pouco menos do que sete anos, o que é reconhecido na profecia bíblica como a última semana de Daniel.
Eu não creio que o homem do pecado irá ser revelado até depois do arrebatamento (Quando os santos vão encontrar Cristo nos ares), mas estes são bons precursores dele. Eles estão preparando um caminho fácil para ele quando ele aparecer (Veja II Tessalonicenses 2:1-12).
3.    OUTROS SINAIS
Os elementos da terra estão nos advertindo sobre a proximidade da vinda do Senhor. Enquanto estava na terra, o Senhor disse aos seus discípulos que grandes terremotos ocorreriam em diferentes lugares. Ele também profetizou que fomes e pestilências seriam grandes à medida que sua vinda tornasse próxima. Ele também disse a eles sobre os grandes sinais no céu. Estes são encontrados em Lucas 21:11, 25.
Os cientistas nos dizem que os terremotos estão rapidamente aumentando em número. Somente nos anos recentes, ao mesmo tempo, terremotos têm ocorrido em diferentes lugares. Tornados e furações estão se tornando mais e mais numerosos. Os cientistas podem nos dizer quando eles estão vindos e aonde eles irão, mas eles não podem pará-los.
A vida social do mundo é vividamente descrita em (II Timóteo 3:1-7)
“SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos... Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.
Jesus descreveu isso em (Mateus 24:37-39)
“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem ... comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,  E não o perceberam, até que veio o dilúvio, ... assim será também a vinda do Filho do homem”.
Uma clara visão desta era foi dada por Daniel em: (Daniel 12:4)
“E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará”.
Tudo parece estar apontando para uma coisa: Nós estamos nos últimos dias e Jesus certamente virá logo.
Dado o progresso desta era e o declínio da cristandade, alguém pode supor ser a igreja omissa e o evangelho inadequado para seu propósito. Não! A igreja não está falindo! A falência está na concepção dos homens sobre o que a igreja deve fazer. Nós não consideramos a dispensação mosaica como uma falência porque os judeus perverteram seus ensinamentos. O propósito foi anunciar o Messias, e aquele propósito foi alcançado. A tarefa da igreja é pregar o evangelho a todo o mundo e anunciar a segunda vinda do Messias. Isto ela irá fazer.
É uma coisa tola dizer o que a providência de Deus deve fazer. Ele certamente deixou claro na Bíblia o que irá acontecer e está acontecendo como Ele disse a nós. O grande declínio em nossa era é mostrado claramente por Ele.
Porque os homens deveriam estar tão assombrados com esta apostasia? Quando nós consideramos a depravação do homem, nãé difícil reconhecer que os homens irão se tornar cada vez piores, mesmo os homens regenerados não estão livres da natureza adâmica.
Todas as outras eras seguiram o mesmo padrão. Note o tempo no jardim do Éden e a expulsão final de Adão, depois do pecado. A era de Noé estava em séria apostasia. Observe quão gloriosa a era mosaica foi estabelecida, mas olhe em que degenerou até o tempo de Cristo. Nós já temos notado a apostasia da era em que estamos vivendo. Mesmo no final da era do milênio, homens serão enganados. Existirá um tempo quando toda esta apostasia estará terminada, louve Seu precioso nome! Uma vez que os homens estão nestes corpos mortais, eles estarão inclinados a desviar-se de Deus.
Será maravilhoso quando nós nos despirmos deste corpo do pecado e estivermos em Sua presença, nunca mais nos desviaremos.

Traduzido por: Pr. David Alfred Zuhars.
Revisado por: Glailson Braga.