A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA GRAÇA, SOMENTE ATRAVÉS DA FÉ Outra marca registrada da Reforma foi a “Sola Fide” - “Somente pela fé”. Embora houvesse algumas variações sobre o que isto significa, geralmente ela trazia a ideia do Apóstolo Paulo de que somente pela graça se é salvo, através da fé em Cristo. Não existe outro meio de salvação, nem outro Salvador. Possivelmente, milhões morreram por esta doutrina. Dúzias de associações e denominações foram iniciadas sobre esta verdade. Centenas de milhares de instituições religiosas e milhares de igrejas foram criadas na base desta verdade libertadora do Novo Testamento. Desde a Reforma e até hoje, nenhum grupo evangélico iria se atrever a abandonar a “Sola Fide”. Ninguém iria sonhar em mudar esta verdade bíblica. Poucos conservadores bíblicos teriam imaginado que, por amor à unidade, protestantes e católicos poderiam se unir de uma maneira filial e se abraçarem como irmãos e irmãs cristãos. Todos os grupos evangélicos tendem ao princípio de que foram salvos pela graça de Deus, independente de obras humanas, de esforço eclesiástico ou, simplesmente, por uma filiação a alguma igreja. Mas, hoje, a própria salvação está sendo redefinida. "Se alguém é sincero e usa a linguagem correta, se apenas afirma ser cristão, independente do que ele crê, sobre a própria salvação…” Então, de fato, ele deve ser um filho de Deus! Nunca importa a distinção doutrinária! Nunca importa o item da Divindade de Cristo. Nunca importa se Maria é acrescentada à equação, como co-redentora à nossa salvação! Nunca importa que o sacrifício de Cristo não seja suficiente para nos salvar. Desse modo, torna-se mais e mais popular acrescentar à morte de Jesus na cruz as obras humanas, a fim de se chegar a Deus! Durante gerações, a maioria das igrejas protestantes evangélicas tinha certeza de que esta verdade não poderia ser comprometida. As igrejas evangélicas não ousavam minimizar a fé cristã no coração e na alma - ou seja, que nada podemos fazer para sermos salvos. Estamos perdidos em nossos pecados. Somente pela simples fé e confiança em Jesus Cristo podemos receber a vida eterna. Poucos protestantes evangélicos teriam questionado o que o apóstolo Paulo escreveu tão claramente sobre a doutrina da salvação e da justificação pela fé! Poderia você trabalhar oficialmente com um grupo que comprometesse o Evangelho e outras verdades que são claras na Escritura? Poderia evangelizar ou colaborar, teologicamente, com os mórmons, os quais proclamam: Cristo era um polígamo. Jesus era tanto o Pai como o Filho. Existe uma Mãe celestial que se opõe ao Pai celestial. Casamentos celestiais nos tornam deuses na eternidade futura. A Salvação é pela graça, mais o mérito é humano. Você poderia evangelizar ou cooperar, teologicamente, com os católicos que proclamam: * "Não existe justificação sem o batismo”. * "Fica determinado pela lei católica que ninguém pode ser salvo sem o batismo”. * “Ninguém pode chegar a Cristo, senão através da Mãe Maria”. * "Maria é a Mediadora de todas as graças, pela sua intercessão no Céu.” * "Ninguém pode conseguir a salvação que não seja através de ti, ó Maria!" * "Maria é a Mediadora para o mundo inteiro”. * "Deus quis que nada tivéssemos, a não ser pelas mãos de Maria.” Como [este pronunciamentos católicos] são diferentes das palavras de Paulo: "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. …" (Romanos. 3:24). "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28). “TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;"(Romanos 5:1). "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti." (Gálatas. 3:8). “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.(Efésios 2:8). O grande calvinista batista – John Gill – resumiu para nós: “O Evangelho é chamado palavra da fé... “A fé uma vez entregue aos santos” (Judas 3) O Evangelho inclui o livre, soberano, eterno e imutável amor de Deus; a eterna, pessoal, irrespectiva eleição para a graça e a glória... a graça e a glória … a eterna, absoluta e incondicional graça … a garantia de livre graça pela redenção particular por Cristo, a qual conduz a uma complete satisfação da justiça divina... à justificação pela justiça a Cristo imputada; à reconciliação e perdão pelo Seu sangue; à regeneração e santificação pelo Espírito Santo; à perseverança dos santos em fé em piedade; à ressurreição dos mortos e à glória eterna. Ora, esta era a fé dos apóstolos pregada, publicada, declarada, falada aberta publicamente, sem reserva, sem ocultação, ou não deixando faltar qualquer coisa clara e meridianamente, sem usar frases falsas ou palavras de duplo sentido, com toda a fidelidade e integridade, ousadia e persistência.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
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